Telefone cel MapaComo Chegar Menu

Yete Tratamento de Água

Resinas de trocas Iônicas: principais características


Resinas de trocas Iônicas: principais características

Resinas de trocas Iônicas: principais características

A troca iônica é um processo químico e acontece justamente por causa da presença das resinas de trocas iônicas. São produtos sintéticos que, durante o processo de troca de íons, promove a desmineralização e o abrandamento da água.

Existem as que são carregadas com hidrogênio, chamas de resinas catiônicas. Elas trocam o hidrogênio por cátions (elementos com íons positivos) como o cálcio, magnésio, sódio e potássio. Por outro lado, as resinas compostas por hidroxilas são chamadas de resinas aniônicas, pois podem trocar suas hidroxilas por ânions (elementos com íons negativos) como fluoretos, cloretos bicarbonatos e outros.

Na hora de escolher qual tipo de resinas de trocas iônicas irá comprar, é necessário saber o que você quer eliminar na purificação. Se tiver dúvidas na hora de identificar cátions e ânions, peça ajuda ao profissional que te atender.

Onde posso usar esse serviço?

Por ser eficaz no que propõe, as resinas de trocas iônicas são usadas em diversos segmentos do mercado. No que diz respeito ao tratamento de água industrial, elas são muito utilizadas no tratamento primário, no processo de abrandamento ou desmineralização. Os segmentos que usam esse tipo de serviço são:

✓ Tratamento de águas
✓ Resíduos nucleares
✓ Indústria Alimentícia
✓ Indústria Farmacêutica
✓ Agricultura
✓ Metalúrgica

Fique atento ao trabalho!

Lembre-se que se trata de um processo químico. Mantenha a atenção redobrada no trabalho a ser feito. Quando a resina consegue efetuar a troca iônica, é preciso que elas se regenerem. Para reposição do hidrogênio, costuma-se usar um ácido, normalmente o clorídrico ou sulfúrico.