Telefone MapaComo Chegar Menu

Yete Tratamento de Água

Desmineralização


O tratamento da água de alimentação na secção que envolve a produção de vapor requer cuidados adicionais que vão garantir o bom desempenho de todos os sistemas onde o vapor será utilizado.

Nas caldeiras de alta pressão estes cuidados são fundamentais e envolvem em todos os casos, a instalação previa de equipamentos de purificação que finalmente vão preparar a água de alimentação e torna-la adequada ao uso neste tipo de caldeira.

A purificação da água de alimentação envolve uma serie de equipamentos, mas, sem duvida alguma, os mais importantes são os sistemas de troca iônica (desmineralização) e/ou os equipamentos de Osmose Reversa.

As caldeiras de alta pressão que fornecem vapor de alta pureza para o processo normalmente possuem um destes sistemas de purificação ou as vezes ambos alinhados em serie.
O objetivo é reter os principais contaminantes presentes na água de alimentação como dureza, ferro, sílica , etc.

Dentre os contaminantes presentes na água, estas caldeiras fornecem muitas vezes vapor para turbinas geradoras de energia elétrica, a sílica se destaca como o íon que mais danos pode ocasionar ao sistema se não for convenientemente tratado na secção pré alimentação.

Sílica pode ocasionar severas incrustações nas caldeiras e passar também para as linhas de vapor condensado e causar depósitos em toda a secção pós caldeira, ficando retida em grande quantidade nas palhetas das turbinas geradoras de energia.

Os equipamentos de purificação seja por troca iônica ou Osmose reversa, são auto regeneráveis, ou seja, uma vez esgotadas sua capacidade de retenção de contaminantes, são regenerados e as impurezas retidas são descartadas por drenagem direta.

Para maiores informações preencha o cadastro abaixo!