Telefone MapaComo Chegar Menu

Yete Tratamento de Água

Floculador Turbina Axial


O processo utilizado nas estações de tratamento de água e que faz as partículas em suspensão se tornam pequenos flocos (floculos), decantando sem seguida. Neste processo é necessário a dosagem de coagulantes como Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) ou FeCl3 (cloreto férrico)

Armazenado em um tanque aberto, o processo de floculação se dá quando pás motorizadas promovem o giro da água, de forma muito lenta, propiciando que as partículas se unam formando os flocos de impurezas. A formação destes flocos é essencial para o processo de decantação, pois as partículas se tornarão mais densas que os outros componentes do efluente.

Os termos floculação e coagulação são frequentemente empregados um pelo outro. Na prática, entretanto, os floculantes têm características físicas e químicas diferentes das dos coagulantes. O mecanismo da coagulação-floculação abrange três etapas:

1) criação de microflocos por desestabilização da solução coloidal, ou coagulação propriamente dita;

2) criação de macroflocos, a partir dos microflocos, principalmente através de agitação, aumentando as possibilidades de encontro dos floculantes que estabelecem os pontos de contato entre as partículas;

3) decantação dos floculados

Floculador Turbina Axial